Clero é a palavra que descreve a classe clerical, ou seja, são os religiosos, conhecidos como sacerdotes, que fazem parte de uma Igreja, do latim cleru. O clero é um conjunto de religiosos, que podem pertencer a um determinado país, a um determinado culto etc.
O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.
Dom Rafael Biernaski

Dom Rafael Biernaski
Dom Rafael é natural de Curitiba e tem origem polonesa. Filho de Ignácio e de Bernardina (in memoriam) Biernaski, nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba, Paraná. Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo de Curitiba, o ordenou Presbítero em 13 de dezembro de 1981 na igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. É membro da “União dos Presbíteros de Schoenstatt”.
Foi cooperador do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática. Em 12 de novembro de 1999 recebeu o título de Monsenhor. E em 2007 concluiu o Doutorado em Teologia Dogmática.
No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo sua ordenação episcopal e posse no dia 15 de abril de 2010. Foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano no dia 1º de julho de 2014 após o falecimento do arcebispo Dom Moacyr José Vitti em 26 de junho do mesmo ano. Dom Rafael tem como lema episcopal “Evangelizare misit me” (Enviou-me para Evangelizar).
Padre Eduardo Bastos

Padre Eduardo Bastos
Nascido em trinta de janeiro de mil novecentos e oitenta e quatro, em Itajaí Santa Catarina, filho de Natalina Moser Bastos e Lindomar Bastos, Padre Eduardo ingressou no seminário Nossa Senhora de Azambuja (Arquidiocese de Florianópolis) com 17 anos, após um ano de propedêutico, foi para Florianópolis estudar teologia, no decorrer da caminhada, a convite de Dom José Negri, mudou-se para a diocese de Blumenau, foi ordenado padre, sob a imposição de mãos de Dom José Negri em 06/04/2013 na Catedral São Paulo Apóstolo e escolheu como lema de ordenação, a frase de São João Paulo II, “Tottus Tuus” (Todo Teu). Foi Vigário da Catedral São Paulo Apóstolo entre os anos de 2013 e 2014 e em dezembro de 2014, foi nomeado administrador paroquial, da Paróquia São José Operário, Assessor do Setor Juventude, Assessor da Pastoral Vocacional e da Pastoral Presbiteral.
Ao longo dos cincos anos em que esteve à frente da Paróquia São José Operário, várias atividades foram desenvolvidas, dando destaque às mudanças no processo de Iniciação à Vida Cristã, e continuidade na construção da nova igreja. Hoje, além de pároco, faz parte da comissão nacional de presbíteros.
Em setembro de 2019, Dom Rafael Biernaski, anunciou a transferência do Pe. Eduardo Bastos, para o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade de Navegantes SC. Diácono Pedro

Diácono Pedro
Pedro Oliveira da Silva, nascido em Imaruí/SC, em 12 de fevereiro de 1946. É filho de Antônio João Laurindo e Feliciana Inês de Oliveira e é casado com Verônica. Pedro tem 3 filhas e 3 netos.
Estudou na Escola Diaconal ITEC, em Florianópolis, foi ordenado Diácono no dia 31 de outubro de 1998, na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, bairro São Pedro. Dom Eusébio Oscar Scheid escolheu como lema de sua ordenação: "Eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu por tua vez, vá e confirma a teus irmãos" ( Lc 22,32).
Diácono Luiz

Diácono Luiz
Luiz Carlos Vieira, nascido em 08 de junho de 1961. É casado com Maria Aparecida Bressan Mathiola Vieira.
Estudou na Escola Diaconal São Lourenço, em Rio dos Cedros, foi ordenado Diácono no dia 13 de agosto de 2016, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Diácono Sebastião

Diácono Sebastião
Sebastião João dos Santos Filho, nascido em 01 de janeiro de 1961. É casado com Telma Susete Fernandes dos Santos.
Estudou na Escola Diaconal São Lourenço, Rio dos Cedros, foi ordenado Diácono no dia 13 de agosto de 2016, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.